Rússia ameaça banir Bitcoin e demais criptomoedas
Visando proteger o Rublo, moeda local, Rússia quer proibir o Bitcoin e outras criptomoedas no país.
Num mundo cada vez mais tecnológico, o uso de ativos digitais para investimentos tem se tornado cada vez mais frequente. No entanto, alguns países enxergam o “futuro” como uma ameaça à economia local, como é o caso da Rússia. O país europeu está ameaçando banir o Bitcoin e as demais criptomoedas com o intuito de defender o Rublo, sua moeda local.
De acordo com Anatoly Aksakov, membro da Duma Federal da Rússia, ao jornal local NSN, um novo projeto de lei será introduzido no mês de setembro para tratar do banimento do Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, Aksakov disse que não será o fim dos ativos digitais no país, poderão ser operadas criptomoedas locais, como um possível “Rublo-Digital”. A ideia visa não enfraquecer a moeda russa.
“Estamos falando da proibição de transações com bitcoins e outras criptomoedas. Serão permitidos ativos financeiros digitais emitidos na jurisdição russa, como rublos digitais. A necessidade da proibição se deve ao fato de hoje as criptomoedas são pseudo-moedas que substituem o rublo no país. Mas apenas o rublo russo cumpre a missão de unidade monetária, razão pela qual esta decisão foi tomada”, afirmou Anatoly Aksakov.
Caso o banimento se confirme, nem mesmo a mineração de Bitcoin e outras criptomoedas poderão ser feitas na Rússia. Contudo, vale lembrar que essa não é a primeira vez que os russos abordam o tema “banimento” de ativos digitais no país. Em 2022, o Banco Central do país já havia sugerido a extinção do uso de criptomoedas no país, mas o assunto não foi para frente.