Mês de maio registrou alta nos investimentos se comparado a abril
Contudo, o crescimento não foi capaz de superar às perdas dos meses anteriores
A pandemia gerada pelo coronavírus acabou afetando o mundo de maneira bastante séria. Além das vítimas que foram infectadas, a economia também sofreu um grande impacto. Entretanto, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o mês de maio registrou alta nos investimentos no Brasil. Ao menos foi isso que mostrou o indicador econômico de Formação Bruta de Capital Fixo.
Se comparado a abril, maio registrou um crescimento de 28,2% nos investimentos. Apesar de mostrar uma recuperação nos investimentos, este crescimento não foi capaz de superar as perdas de março (13,4%) e abril (27,5%). Em relação aos últimos doze meses, houve uma diminuição de 2,8% nos investimentos. Já em relação ao mesmo período de 2019, a queda alcança 19,6%.
Ainda segundo os dados divulgados pelo Ipea, alguns setores contribuíram bastante para haver esse crescimento de maio em relação a abril. De acordo com o instituto, os investimentos nos setores de máquinas e equipamentos tiveram um crescimento de 68,7%. A produção de bens nacionais e o ramo da construção civil também tiveram altas, alcançando 22% e 14,1%, respectivamente.