Banco Central estipula data para lançamento do Pix por aproximação
No início de 2025 já será possível realizar o famoso Pix, só que por aproximação.
O Banco Central anunciou oficialmente a data estipulada para o pagamento via Pix por aproximação. A nova opção de pagamento deve começar a valer a partir de fevereiro de 2025, conforme diz a nota do BC, em conjunto com o Conselho Monetário Nacional (CMN).
Novas regras foram criadas visando o aumento do open finance, que é o compartilhamento dos dados entre as instituições, assim, validando o Pix por aproximação. O BC e o CMN entendem que o Pix por aproximação irá facilitar a vida dos usuários, permitindo realizar transferências de forma instantânea sem sair da janela de compras on-line e ir direto para o aplicativo do banco do usuário.
Novos testes desta nova modalidade de pagamentos devem ser iniciados em novembro deste ano, para o lançamento oficial em fevereiro de 2025. De acordo com o comunicado oficial do Banco Central, o pagamento por aproximação via Pix irá aumentar de 75% para 95% a base de clientes que irão optar por utilizar a nova forma. Os clientes precisarão efetuar um cadastro em algumas das instituições que são inscritas no open finance e ativar as funções do Pix através das carteiras digitais.
Confira o cronograma divulgado pelo Banco Central:
- 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
- 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.