Lula diz que seu foco é combater a fome
Retornando a presidência do Brasil, Lula focará seus esforços ao combate a fome.
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Lula diz que seu foco será combater a fome e a miséria, após vencer Jair Bolsonaro. A vitória do candidato do PT foi de 50,9%, contra 49,1% do candidato do PL.
“O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, disse Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil.
A fala do presidente ocorreu em um hotel em São Paulo, ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições de 2022 para presidente, representando o MDB.
O presidente Lula agradeceu aos votos recebidos e disse que seu governo é para todos, e não apenas para aqueles que votaram nele. “A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação.”
Além disso, Lula ressaltou que um de seus desejos é de pacificar o Brasil: “Tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente e que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil.”
Lula fala sobre a Economia e a Democracia
O atual presidente do Brasil comentou sobre a escolha pelas urnas eletrônicas nas eleições, dizendo que essa é uma escolha pela democracia. Já que, vale lembrar, o Jair Bolsonaro era a favor do voto impresso. “É assim que eu entendo a democracia, não apenas uma palavra bonita escrita na lei, mas como algo palpável, que sentimos na pele e que podemos construir no dia a dia. Foi essa democracia, no sentido mais amplo do termo, que o povo brasileiro escolheu hoje nas urnas.”
“É com essa democracia que vamos buscar cada dia do nosso governo, com crescimento econômico repartido com toda população, porque é assim que a economia deve funcionar, como instrumento para melhorar a vida de todos, e não para perpetuar desigualdades”, completou Luiz Inácio.
Sobre a economia, Lula disse que irá fazer acontecer e incluindo os mais necessitados. “A roda da economia vai voltar a girar com os pobres voltando a fazer parte do orçamento.” Além disso, o presidente deu ênfase as políticas de incentivo à agricultura familiar e a micro e pequenas empresas.