Pequenos negócios geraram quase 70% dos postos de trabalho em setembro

Sebrae divulgou os dados que confirmaram que pequenos negócios foram os responsáveis por criar o maior número de empregos em setembro.
Quando se fala em geração de emprego muitas pessoas acreditam que grandes empresas são as responsáveis por gerar ofertas de trabalho, no entanto, não foi isso que se viu ao longo do mês de setembro. De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), quase 70% dos postos de empregos gerados no país surgiram dos pequenos negócios.
Conforme divulgado pelo Sebrae, das mais de 211 mil vagas criadas em setembro, 69,5% delas, ou seja, 147.173, foram em micro e pequenas empresas. Em agosto, das aproximadamente 219 mil vagas de carteira assinada geradas, 73,17% do total, equivalente a 160.899 postos de trabalho, foram originados em pequenos negócios, mantendo a mesma linha do mês de setembro. Os setores de serviços, comércio e construção civil foram os que mais contrataram.
“Considerando o universo das micro e pequenas empresas, foram 68,4 mil vagas preenchidas no setor de serviços. Em segundo lugar aparece o comércio com 37,3 mil vagas, seguido pela construção com 19,8 mil empregos gerados”, diz o informativo do Sebrae.
Já as empresas de médio e grande porte, a contratação foi menor se comparada aos micro e pequenos empresários. Ainda assim, houve contratações e os setores que mais se destacaram foram os de serviços (26,5 mil), de indústria da transformação (24,4 mil) e do comércio (6 mil).