Produção de motocicletas em alta
Primeiro semestre registrou alta na produção de motocicletas.
Aos poucos, a economia vem tentando voltar ao normal, mesmo que em meio à pandemia de Covid-19. Dentre os setores que vem apresentando números positivos é o das motocicletas. No primeiro semestre de 2021, a produção apresentou alta de 45% se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa que foram produzidas 568.863 unidades no Polo Industrial de Manaus, número bem maior que as 392.217 unidades produzidas no primeiro semestre de 2020.
Conforme divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o setor vem mantendo um ritmo de recuperação constante. No mês de junho, por exemplo, foram fabricadas 105.450 unidades, ou seja, 1,6%a mais do que em maio (103.792) e 35% a mais do que em junho de 2020 (78.130), o que confirma a alta na produção de motocicletas.
“Ainda estamos trabalhando para atender a demanda reprimida resultado da pandemia. Todas as unidades fabris trabalham para recuperar parte do atraso registrado no primeiro bimestre devido à crise sanitária enfrentada pela cidade de Manaus”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Apesar da produção de motocicletas estarem em alta e o volume produtivo seguindo dentro do estimado, Marcos Fermanian não soube afirmar se isso continuará assim. Para o presidente da Abraciclo, tudo vai depender do cenário econômico, tanto que pode haver um reajuste na projeção atual que é de 1.060.000 motocicletas produzidas este ano.
“Se necessário, isso será feito no segundo semestre. Existem condições favoráveis, mas também uma série de fatores, como o aumento dos juros, do índice de desemprego e da diminuição da renda dos brasileiros, que ainda pode impactar o mercado”, afirmou Fermanian.