Prefeitura do Rio de Janeiro autoriza pagamento de IPTU com criptomoedas
Pagamento de IPTU com criptomoedas passará a valer a partir de 2023 na cidade do Rio de Janeiro.
Em decreto publicado na última terça-feira (11), a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que os contribuintes estarão autorizados a realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, com criptomoedas a partir de 2023. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a capital fluminense está de olho no futuro e deve se adequar à nova realidade do mercado digital.
“O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país. E já saímos na frente. Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer este tipo de pagamento ao contribuinte”, disse Paes.
As empresas que irão realizar os pagamentos de IPTU em 2023 com criptomoedas já estão autorizadas a realizar o seu cadastramento junto à prefeitura do Rio de Janeiro. Em relação aos contribuintes, estes deverão ser clientes das empresas credenciadas junto ao município, pois o pagamento de IPTU com criptomoedas será ofertado através das mesmas.
O município do Rio de Janeiro ainda contratará empresas especializadas para realizar a conversão das moedas digitais para o real. Além disso, o município receberá 100% do valor na moeda corrente nacional, sem ter descontos ou custos extras de operação.