PIB brasileiro deve ter crescimento de 3% em 2024
Projeção do FMI prevê que PIB brasileiro cresça 3% em 2024, valor abaixo do previsto pelo Governo Federal.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano, passando de 2,1% para 3%. Embora haja uma melhora nas expectativas para 2023, o fundo antecipa uma desaceleração em 2025, com o crescimento reduzindo de 2,4% para 2,2%. As previsões para 2024 ficam abaixo das estimativas oficiais. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda prevê um crescimento de 3,2% para este ano.
Durante a reunião anual do FMI, realizada em Washington nesta semana, o órgão atualizou suas previsões de crescimento para diversos países. De acordo com o Fundo, a economia brasileira deve apresentar um desempenho superior ao esperado devido a resultados mais favoráveis no primeiro semestre, um mercado de trabalho robusto, inflação controlada e aumento da renda. O FMI também destacou o impacto inferior ao previsto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB).
Para 2025, no entanto, o cenário é menos encorajador. O FMI atribuiu a diminuição na estimativa de crescimento à redução dos estímulos fiscais implementados desde o ano passado e às taxas de juros elevadas. A Taxa Selic, que está em alta desde setembro, está fixada em 10,75% ao ano e deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano, segundo o boletim Focus, uma pesquisa semanal do Banco Central com analistas de mercado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre apenas em 3 de dezembro. No segundo trimestre, a economia brasileira registrou um crescimento de 1,4% em comparação aos três meses anteriores, superando todas as previsões.