O uso de máscaras contra a Covid-19 no Brasil
Ainda que em diversos locais já não seja mais obrigatória o uso de máscaras, algumas pessoas ainda precisam dessa proteção contra a Covid-19.
Diversos estados do Brasil derrubaram a obrigação do uso de máscaras, principalmente em locais fechados. No entanto, os especialistas da área da saúde informam que algumas pessoas em específico ainda devem seguir utilizando o protetor contra a Covid-19.
De acordo com informações do médico Rodrigo Bresani, a flexibilização do uso de máscaras contra a Covid-19 ocorreu somente após o avanço do Brasil na vacinação contra o vírus. No entanto, ainda assim o médico intensivista defende o uso da proteção em alguns casos específicos, que devem ser analisados de maneira individual.
“Para alguns grupos de risco, principalmente pacientes idosos, imunossuprimidos por diversos motivos, pacientes oncológicos, ou com doenças crônicas, a gente precisa ficar muito atento. Independentemente dessa nova norma [que libera o uso em locais fechados], a orientação para esses pacientes é, obviamente, continuar se cuidando” disse o médico.
Além disso, Rodrigo Bresani informa que o uso de máscaras é fundamental para pessoas que possuem algum tipo de doença crônica ou idade mais avançada ou então, alguma de seus familiares.
“Esses pacientes, sem sombra de dúvidas, devem continuar se protegendo. Isso, claro, supondo que eles estão já vacinados, com segunda, terceira dose, mas devem continuar fazendo o uso de máscaras em ambientes fechados e também abertos. Esse cuidado deve se perpetuar nesse próximo ano e principalmente agora, que estamos enxergando um aumento do número de casos e mortes na Europa, por causa de uma nova cepa. E isso aparentemente já vem chegando ao Brasil, então a gente tem que estar atento”, completou o médico.
As pessoas com comorbidades e as que não se vacinaram também deve se atentar às proteções contra a Covid-19 e seguir usando máscaras.