Economia brasileira apresenta crescimento
Primeiro trimestre de 2022 registrou um crescimento na economia brasileira.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira (17) o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), sendo que o mesmo mostrou que a economia brasileira apresentou um crescimento no primeiro trimestre de 2022. Em comparação com o último trimestre de 2021, houve uma melhora de 1,5% na atividade econômica do país, já na comparação entre fevereiro e março houve uma melhora de 1,8%.
Já em relação ao mesmo período do ano passado, a economia brasileira apresentou um crescimento de 2,4%, enquanto isso, apresentou uma melhora de 4,2% sem comparado com a passagem entre fevereiro e março de 2021. Tal melhora foi possível principalmente por conta do setor de serviços, além disso, a redução do nível pandêmico também tem auxiliado na melhora da atividade econômica no Brasil.
“O setor de serviços destacou-se no desempenho positivo do PIB. Por ter sido fortemente impactado pela pandemia, este setor tem tido bastante espaço para crescer e recuperar o nível de atividade que possuía antes da chegada da pandemia. Dentre as atividades que compõem o setor, apenas as de outros serviços e de administração, educação e saúde pública ainda não haviam recuperado, no quarto trimestre de 2021, o nível de atividade pré-pandemia”, disse Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, em relação a valores monetários, o FGV Ibre estima que o acumulado do PIB no primeiro trimestre, em valores correntes, foi de R$ 2,458 trilhões.