Crescimento na atividade econômica
Segundo o Banco Central, houve um crescimento na atividade econômica no mês de novembro.
O IBC-Br, que é o Índice de Atividade Econômica, apresentou alta de 0,69% no mês de novembro de 2021, se comparada a outubro. Visando compensar possíveis diferenças entre os períodos, como os feriados ou finais de semana, o percentual já foi dessazonalizado.
Nesta segunda-feira (17), o dado, que é um tipo de PIB (Produto Interno Bruto), foi divulgado pelo Banco Central, em Brasília. Mesmo com a alta, houve uma negativa no terceiro trimestre de -0,79%, por conta de uma sequência anterior dos recuos, é o que aponta os números.
Se comparada a novembro de 2020, quando os efeitos da pandemia da Covid-19 ainda não eram drásticos, a atividade econômica apresentou alta de 0,43%. Já no acumulado do ano, que foi de janeiro a novembro de 2021, sem impor o ajuste sazonal, os números ficaram em 4,59%. Já contando os 12 meses do ano, a atividade econômica de novembro apresentou alta de 4,30%.
O IBC-Br é responsável por armazenas as informações sobre o nível da atividade econômica dos três setores da economia, sendo eles: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume dos impostos. Com isso, o índice é uma das maneiras de avaliar as evoluções da atividade econômica brasileira e auxilia o Banco Central nas tomadas de decisões sobre a taxa básica dos juros, a chama Selic, que atualmente está em 9,25% ao ano.