Executivo da Binance é transferido para cela subterrânea na Nigéria
Mesmo após a Binance se manifestar em carta aberta, governo da Nigéria transferiu executivo da exchange para cela subterrânea.
Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses no mundo das criptomoedas é o das prisões dos executivos da Binance na Nigéria. Um deles, Nadeem Anjarwalla, conseguiu fugir da prisão e do país, enquanto o outro, Tigran Gambaryan, segue detido no país africano. Para piorar a situação, Gambaryan acabou sendo transferido para uma cela subterrânea.
Um dos motivos para a transferência do executivo da Binance para uma cela subterrânea foi justamente a fuga de Nadeem Ajarwalla da Nigéria. Antes disso, Tigran Gambaryan estava em uma “casa de hóspedes”, de maior conforto. Em contrapartida, o governo nigeriano que a transferência de local foi para dar maior comodidade a Gambaryan.
“Algum esforço foi feito para o seu conforto. Ele tem lençóis limpos e um chuveiro, que deveria ser comunitário, ser só para ele”, disse um agente ligado ao governo nigeriano.
A transferência de Tigran Gambaryan ocorreu após um julgamento na última quinta-feira, porém, ainda não houve uma decisão para o seu futuro. Com isso, o executivo da Binance deverá permanecer preso na Nigéria pelo menos 15 dias a mais, já que o resultado do julgamento deverá ser proferido apenas no dia 19 de abril. Já em relação à Nadeem Ajarwalla, o governo nigeriano afirma estar trabalhando intensamente com a ajuda da Interpol para capturar o executivo.
É importante destacar que na última semana a Binance divulgou uma carta aberta ao governo nigeriano pedindo que Tigran Gambaryan fosse libertado da prisão, pois é apenas um funcionário da empresa e não tem poder de decisão. No entanto, o apelo não fez efeito e o executivo permanece preso.
A Nigéria acusa a Binance de praticamente “quebrar” a economia local e fazer com que a naira nigeriana, moeda do país, fosse fortemente desvalorizada. O país africano ainda exigiu que a exchange pagasse o equivalente a R$ 50 bilhões como multa por suas ações.