Brasil poderá exportar carne bovina para o México
Após anos de negociações, Brasil poderá exportar carne bovina para o México.
Foram longos 12 anos de negociações, mas finalmente o Brasil poderá exportar carne bovina para o México. O país situado na América do Norte autorizou no início desta semana a habilitação de 34 plantas frigorificas aptas a fornecerem carne bovina para o mercado mexicano.
Segundo informações, os mexicanos poderão comprar carne bovina do Estado de Santa Catarina, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zona livre de febre aftosa. Já outros 14 estados brasileiros poderão fornecer carne in natura e desossada para o México, pois são considerados como estados de áreas livre de febre aftosa, porém, com vacinação.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, desde 2011 o Brasil vinha negociando com o México a exportação de carnes bovinas, suínas e de aves, sendo que a carne de suínos havia recebido liberação dos mexicanos no último mês. Agora, com a liberação da exportação de carne bovina, o governo brasileiro acredita que novas portas possam se abrir, além disso, que a pecuária deverá retomar o seu crescimento.
É importante destacar que recentemente foi descoberto um caso isolado do mal da vaca louca no Pará e isso poderia ter afetado as negociações com o México. Contudo, o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do México afirmou que o Brasil afirmou que a situação era atípica, isolada e que não haveria risco de transmissão para outros animais ou pessoas, o que fez com que a liberação para exportação de carne bovina fosse liberada.