O Brasil não está mais em estado de Emergência por conta da Covid-19
Neste domingo encerrou o estado de Emergência em Saúde Pública por conta da Covid-19.
Neste domingo (22), encerrou o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por conta da Covid-19. A decisão da portaria havia sido assinada por Marcelo Queiroga, o Ministro da Saúde, no dia 22 de abril e com um prazo de 30 dias para que os estados e municípios se acostumassem com a nova realidade do país.
A decisão de impor o fim do estado de Emergência em Saúde Pública por conta da Covid-19 se deu por conta do controle de casos e mortes no país, além do avanço da Campanha de vacinação.
“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, diz a nota do ministério.
De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com essa nova medida, as políticas públicas não serão interrompidas.
“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional.”