Outubro registrou queda nas vendas de máquinas agrícolas e equipamentos
Em comparativo com o mesmo período do ano passado, outubro registrou queda nas vendas de máquinas agrícolas e equipamentos.
O mês de outubro registrou um total de R$ 18,4 bilhões em vendas de máquinas agrícolas e equipamentos. Os números são interessantes e isso não pode ser negado, porém acabou sendo registrado uma queda de 2,2% se comparado ao mesmo período de 2020 e 6,4% se comparado ao último mês de setembro. O resultado do mês foi divulgado hoje (24) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Em contrapartida à queda nas vendas de outubro deste ano se comparado com o mesmo mês do ano passado, no aglomerado geral as coisas são diferentes. Em 2021, mais precisamente até o mês que passou, as vendas de máquinas agrícolas e equipamentos somaram R$ 182,1 bilhões, ou seja, 25,4% a mais que no mesmo período de 2020. A queda nas vendas no mercado doméstico influenciou nos números.
“Pela primeira vez, após 15 meses consecutivos de crescimento, observou-se queda na comparação interanual [das vendas gerais (-2,2%)] em razão, exclusivamente, da relativa piora no mercado doméstico, que encolheu 3,3% no período”, diz a nota da Abimaq.
Nos dados divulgados pela Abimaq também constou os setores que mais estão acumulando vendas neste ano. De acordo com a associação, as máquinas para logística e construção civil (56,9%), máquinas para agricultura (37%), máquinas para a indústria de transformação (37,6%) e componentes (26,7%) estão tendo destaque em 2021.