Ministério da Saúde se posiciona sobre divulgação dos dados do coronavírus
O Ministério da Saúde informou neste domingo (7), que o número de mortos pelo Covid-19 havia sido 1.382 nas últimas 24 horas, mas depois atualizou os números com 857 mortes a menos
O Ministério da Saúde se posicionou e agora voltará com a divulgação do número total de mortos e infectados pelo novo coronavírus no Brasil. Mas, ainda vão analisar como, foi postado no portal do ministério. “será analisado como trabalhar as curvas logarítmicas sem desconsiderar os totais de casos e óbitos, pois entende-se que um tipo de dado trabalhado não dispensa o outro”.
“Na divulgação, puramente, do acúmulo de casos, como vinha sendo feito até o momento, é muito difícil verificar as mudanças dos cenários regionais, estaduais e municipais. O dado acumulado pode indicar uma grande quantidade de casos em localidades que já estão em outra fase da curva epidemiológica”, ressalta.
Além disso, a publicação diz que os dados têm de ter tudo correto. “Precisam ser divulgados por especialistas com um esclarecimento adequado, apontando as tendências, sem dar margens a interpretações equivocadas da curva epidemiológica em cada estado ou região do país”.
No entanto, o Ministério da Saúde informou que não sabem se será possível fazer a divulgação mais cedo, conforme era antes. Agora, o horário de divulgação dos dados sobre o coronavírus é às 22h.
“O momento de divulgação está atrelado ao fechamento dos boletins epidemiológicos estaduais. Ressalta-se que esses dados são carregados pelos estados e municípios ao final do dia, por volta das 18h, e que há diferentes fusos horários no território nacional, o que atrasa um pouco a finalização da atualização dos dados a serem trabalhados.”
Quando o ministro da Saúde era Luiz Henrique Mandetta, os dados eram divulgados sempre às 17h, em entrevista coletiva diária com os demais representantes da pasta.
Governo criticado
O governo de Bolsonaro vem sendo muito criticado agora por conta da omissão do número de mortos e infectados pelo novo coronavírus. Pois, além de divulgar somente o número de curados, alterou o horário de divulgação para que não passe na TV em horário de “pico” das transmissões.
Além disso, no domingo, o Ministério da Saúde informou neste domingo (7) que o número de mortos pelo Covid-19 havia sido 1.382 nas últimas 24 horas, mas depois atualizou os números com 857 mortes a menos do que haviam divulgado.