Coronavírus apresenta novos sintomas em pacientes idosos e crianças
“Não surpreende que esse quadro aconteça em pessoas com covid-19. É uma doença que tem um impacto grande no corpo todo”
O Covid-19 não apresenta apenas os sintomas as quais a maioria das pessoas já conhece. Visto que, além dos sintomas mais conhecidos e até mesmo o óbito, o coronavírus tem apresentado desorientação e alucinações em pacientes idosos e crianças.
É o que explica o psiquiatra Mario Louzã, do Instituto de Psiquiatria da USP, de que esse quadro é chamado pelo nome de “delirium”. Além disso, ele disse que outras infecções também podem desencadear isto.
Este novo sintoma apresentado pelo coronavírus, é mais comum em idosos e crianças, a qual pode durar horas ou até mesmo dias. Porém, caso passe de uma semana, se torna caso extremo. O delirium diminui drasticamente o nível de consciência.
Causas de delirium
“Vai depender do que está causando o episódio e de quais são as possibilidades de tratamento.” Disse o psiquiatra. Além disso, ele falou também que o paciente pode ficar confuso, ter alucinações, desorientação e ficar agitado. “A gente percebe uma desorientação espacial e temporal, a pessoa não sabe onde está, que horas são, o que ela está fazendo.”
Ainda segundo ele, diz ser praticamente normal em pacientes que tenham essas infecções que causam desequilíbrio hidroeletrolítico. “O corpo tem uma série de substâncias que precisam estar equilibradas para as células funcionarem bem, o sódio, o potássio. Quando você tem um desequilíbrio desses eletrólitos, isso pode afetar as células cerebrais.”
Algumas das infecções que podem levar ao delirium são desidratação, diarreia, insuficiência renal, crise de abstinência do álcool, excesso de medicamentos ou intoxicação por drogas. Mas, não é apenas isso, pois o que também pode desencadear este quadro é a algum problema respiratório, febre muito alta e o coronavírus no organismo do paciente.
Mario Louzã explica também que este é um quadro multifatorial e que dificilmente o corpo extingue a causa. “São várias situações acontecendo ao mesmo tempo no corpo, é muito difícil você separar exatamente qual substância está causando o delirium. O conjunto dessas coisas que acaba sendo o causador.”
Além disso, o quadro de delirium tende a atacar mais fácil idosos e crianças, pois o sistema nervoso é mais frágil nessas faixas etárias. “Não é uma coisa de fácil rastreamento, algumas pessoas vão ter e outras não.” “Não surpreende que esse quadro aconteça em pessoas com covid-19. É uma doença que tem um impacto grande no corpo todo.”