Paulo Guedes confirma a suspensão de concursos públicos
Ministro da Economia diz que existe um excesso de funcionários contratados e cita que nos próximos cinco anos, cerca de 40% do funcionalismo federal deve se aposentar.
Nesta terça-feira, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a suspensão de concursos públicos nos próximos anos. Segundo o Ministro, O governo optou pela suspensão dos concursos por conta do excesso de contratações realizadas nos anos anteriores, além disso, citou o fato dos governos anteriores concederem reajustes salariais muito altos.
Paulo Guedes declarou durante audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados que “Nos últimos anos, houve excesso de contratações. Os salários subiram ferozmente”.
O Ministro comentou que nos próximos cinco anos, 40% do funcionalismo federal deve se aposentar, o que poderá aliviar a máquina pública sem precisar efetuar demissões. O Governo vai investir na digitalização de processos, assim diminuindo o numero de funcionários no serviço público. “Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Em vez de admitir militantes nossos, vamos deixar a máquina ficar mais eficiente através de digitalização”, afirmou Paulo Guedes.
Por fim, deu detalhes de como o governo esta desburocratizando os serviços públicos, simplificando a abertura de empresas públicas. E acrescentou que tais medidas também serão implantadas em outros serviços.
LDO
O Governo encaminhou ao congresso, em abril, o projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 que não prevê a realização de concursos públicos.