Abraham Weintraub é o novo diretor do Banco Mundial
Com validade prevista para ficar até o dia 31 de outubro de 2020, Abraham Weintraub é o novo diretor do Banco Mundial
O ex-ministro da educação, Abraham Weintraub é o novo diretor do Banco mundial. É o que informa por meio de um comunicado oficial, a própria instituição.
Dessa forma, o ex-ministro irá representar o grupo de países chamado de “constituency”, que é formado por Brasil, Colômbia, Equador, República Dominicana, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad Tobago.
“O Sr. Weintraub deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição” diz a nota do banco mundial.
Abraham Weintraub fez uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, sobre sua saída do cargo de Ministro da Educação no dia 18 de junho. Ele mesmo fez o comunicado em suas redes sociais, agradecendo ao presidente na época.
“Agradeço a todos de coração, em especial ao presidente Jair Bolsonaro, o melhor presidente do Brasil” escreveu no comunicado.
Além disso, em uma reunião ministerial no dia 22 de abril, Abraham Weintraub havia dito que queria os “vagabundos” do STF na prisão. Tendo vazado um vídeo dessa fala do ex-ministro, sua situação no cargo se complicou. Visto que, isso gerou diversas criticas de outros ministros e da Corte de parlamentares.
Tendo feito diversos ataques em redes sociais, Weintraub foi processado diversas vezes. Assim, como ficou fora do governo, perdeu o foro privilegiado e os processos foram para outras instancias, inferiores.