Giro Econômico – As últimas notícias do Brasil e do Mundo
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Negócios
  • Política
  • Cultura e Arte
  • Mundo
    Homepage / Negócios / Como funciona o mercado das franquias
Negócios

Como funciona o mercado das franquias

12/06/2019 por Rômulo Dedecek

Os especialistas garantem que franquia é a melhor opção para quem quer investir no negócio próprio. As franquias variam muito de valor, portanto até mesmo pessoas com pouco dinheiro para investir poderão encontrar um bom negócio.

O modelo de negócios por franquias, é um dos modelos mais utilizados no país e um dos que mais crescem também segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O órgão relatou que o segmento cresceu 8% em 2016, enquanto que em outros países o resultado foi negativo.

Franquia é um sistema no qual o franqueador cede ao franquiado o direito de uso da marca ou patente, voltado à distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços, eventualmente também à tecnologia de implantação e administração do negócio, mediante remuneração direta ou indireta sem vínculo empregatício.

Perfil do Franqueado

Para os especialistas, a franquia é a melhor opção para quem deseja investir no negócio próprio. Em um cenário de tantas incertezas que pairam sobre os dias de hoje, a franquia é a forma mais segura de investimento, pois você já parte de um modelo pronto e consolidado, o que dá uma vantagem muito grande a este modelo de negócio frente a outros existentes.

Para quem busca se recolocar no mercado de trabalho ou procura incrementar a sua renda, as franquias também tem sido as preferidas. Uma porque já tem “a receita do bolo” pronta, os passos a seguir para alcançar o sucesso e outra porque como franquias são lojas e marcas que já são conhecidas e tem sucesso no mercado, é mais fácil de mensurar valores possíveis de retorno com o negócio.

Dica

Para quem pretende ingressar no setor precisa ter o perfil adequado ao segmento da franquia, possuir dinheiro necessário para investir no negócio e ser aprovado pelo franqueado.

Vantagens e Cuidados

Como trata-se de franquia, o empreendedor já inicia no meio do caminho. O franqueador já possui todo o know-how do negócio, testado, aprovado e auxilia na escolha do local de instalação, ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio.

O franqueador fornece toda a estrutura necessária para iniciar a franquia, bem como o projeto arquitetônico, suporte em todas as áreas, treinamento gratuito ao franqueado e a seus funcionários, suporte na implantação e inauguração da loja. Outro grande benefício do franqueador ao franqueado é a consultoria de campo, ferramenta muito importante para eventuais correções de gestão.

Outras vantagens das franquias são, financiamento com baixo custo, marca já conhecida, marketing de rede, ou seja, integrado, aumentando a visibilidade da marca.

Há que se ter alguns cuidados no início do processo, dentre eles: escolher corretamente o franqueador no qual está apostando todas as suas fichas; gostar ou ter proximidade com o seguimento de padrões, regras, pois essa é a essência das franquias. Caso o empreendedor não siga os projetos padronizados, padrões e regras, não obterá êxito e ainda poderá ter grandes prejuízos.

Custos de Franquia

O sistema de remuneração de franchising ocorre por meio da cobrança efetiva de algumas taxas:

  1. Taxa Inicial de Franquia;
  2. Taxa Periódica de Franquia (Royalties);
  3. Taxa de Publicidade;
  4. Outras Taxas Constantes em Contrato.
  1. Taxa Inicial de Franquia – corresponde ao primeiro valor pago ao franqueador de uma só vez, geralmente por ocasião da assinatura de contrato. A partir daí, o franqueado passa a fazer parte da franquia e tem direito de usufruir da marca e de todo o know-how do franqueador, além de poder negociar os produtos e serviços produzidos e prestados pelo mesmo.

A taxa inicial de franquia é quantificada de acordo com os custos existentes para a constituição de uma empresa independente, como projeto arquitetônico, ponto comercial, programação visual, etc.

Vale ressaltar também, que a franquia consiste na concessão de uso da marca por um prazo determinado. Assim sendo, no ato de renovação, caso as duas partes concordem, poderá ser feito a cobrança de nova taxa de franquia para seguir no grupo e usufruindo dos benefícios da rede. Tal ato por parte do franqueador está dentro da legalidade.

  • Taxa Periódica de Franquia (Royalties) – a taxa corresponde ao valor pago periodicamente ao franqueador pelo franqueado, para que esse último explore a marca e o know-how do franqueador. Essa taxa será quantificada de acordo com as assessorias fornecidas ao franqueado.

Tal taxa é fixada em contrato, por meio de percentual acordado, baseado em cálculo seguindo critérios a serem acordados como, faturamentos, quantidade de produtos comprados ou vendidos ou outro critério acordado entre as partes.

Em regra, o pagamento da taxa é mensal, porém não o será necessariamente, pois a Lei menciona somente periodicamente, sem especificar.

  • Taxa de Publicidade – taxa cobrada periodicamente pelo franqueador, com o intuito de divulgar a marca, seus produtos e serviços.

A taxa de publicidade será estabelecida em contrato, assim como os royalties, por meio de um percentual fixo sobre o faturamento mensal do franqueado. Tal cobrança, poderá incidir sobre as compras de materiais ou vendas realizadas.

A taxa de publicidade tem por fim desenvolver e divulgar a marca, além de conscientizar os consumidores da qualidade dos produtos. É a remuneração dos serviços de marketing e comunicação da rede de franquias.

Este valor, custeará o pessoal especializado na produção e criação de todo o material de publicidade e propaganda que será padrão para toda a rede.

  • Outras Taxas Constantes em Contrato

Qualquer outra taxa poderá ser estipulada previamente em contrato de franquia, além das acima mencionadas, haja vista que este é o instrumento jurídico que regerá a relação entre franqueado e franqueador.

Dentre outras taxas que poderão surgir, temos a taxa de serviço, que corresponde ao valor pago ao franqueador por eventuais serviços extras que o franqueado necessite.

Tributação

Antes de mais nada, para descobrir quais taxas e tributos a sua franquia irá pagar, é necessário antes escolher um regime tributário. A partir dele, você irá saber em qual perfil de franqueado se encaixa e consequentemente quais impostos e tributos terá que pagar.

O ideal é procurar uma contabilidade especializada em franquias que irá analisar as necessidades de seu empreendimento e indicar o regime mais adequado ao seu caso. Nesse ponto poderá ser feito o planejamento tributário, no qual irá compreender quais taxas e tributos deverá ser pago por período, o que de fato precisa ser pago e o que pode ser evitado.

Impostos e Taxas a serem pagos pela Franquia

Analisando as necessidades e informações da sua empresa, se a contabilidade concluir que você se encaixa ao perfil do regime simples nacional, você irá pagar apenas uma guia com todos os tributos já inclusos.

A alíquota variará de acordo com a atividade da empresa, porém este regime simplifica muito o recolhimento das taxas.

Se a sua empresa não se encaixar no regime simples nacional, as alíquotas dependerão do tipo de regime adotado pela franquia. Em resumo, as principais taxas que deve-se levar em conta são IPTU, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, ISS, uma carga tributária elevada se não for avaliada com antecedência por um profissional especialista.

Planejamento Tributário de Franquias

O correto planejamento tributário, aplicando as técnicas e manobras legais, fará com que o seu empreendimento pague somente os tributos necessários, deixando de lado todos os outros que você pode e deve ser isento.

Portanto, busque um especialista em contabilidade de franquias, assim você vai entender exatamente o que sua empresa deve ou não pagar de impostos.

Tipos de Franquia

Com o intuito de um omaior crescimento da marca, o franqueador pode optar por vários tipos de franquia dependendo de sua estratégia de expansão. O tipo de franquia dependera do local que pretende atuar, da responsabilidade que pretende transferir ao franqueado e o papel que este terá na estratégia do franqueador.

Os tipos de franquia possíveis de escolha são:

Franquia Unitária – exclusividade de atuação determinado pelo franqueador, sendo proibido ceder direitos de uma unidade. Exemplo: quiosque

Franquia Master – utilizado na internacionalização de franquias e em países com dimensões continentais. Neste modelo,o máster fraqueado assina um contrato que lhe permite implantar ou terceirizar outras unidades na mesma região.

Os contratos são assinados pelo máster franqueado, o qual recebera de retorno parte da taxa de franquia e royalties pagos pelo franqueado, dando treinamento e suporte a eles.

Franquia de Desenvolvimento de Área –onde o franqueado irá abrir mais de uma unidade em um dado espaço de tempo. Será firmado um contrato para o desenvolvimento de área e para cada unidade que ele abrir.

O desenvolvedor de área poderá vender unidades em sua região, tendo de volta nesse caso parte do valor pago referente a franquia e royalties. Todos estes contratos serão firmado com o franqueador.

Microfranquias

Podemos dizer que a grosso modo, as microfranquias são franquias simplificadas. Pois, elas exigem baixo investimento inicial, baixo custo operacional e operação simplificada, em atividades que podem ser feitas pelo próprio franqueado, sem a necessidade de um ponto comercial.

Neste modelo, o franqueado pode operar de sua própria residência ou se dirigir até o endereço do cliente para tal, também chamado de “home-based”.

Devido ao baixo custo, o retorno do investimento ocorre mais rápido, porém, o faturamento será proporcional ao seu investimento.

Antes da aquisição de uma micro franquia, fique atento se há a exigência da compra de uma determinada quantidade de produtos mensal ou se há um limite de faturamento. Se exigidas, estas condições tem que constar na circular de franquia (COF) e não podem comprometer o desenvolvimento do negócio.

As franquias são regidas pela Lei 8.955/94 – Lei das Franquias. Todas as taxas devem constar em contrato e na Circula de Oferta de Franquia (COF) para que o candidato a franqueado possa analisá-las antes de se comprometer e pagar qualquer coisa ao franqueador.

Este modelo de negócio, é ideal para quem é empreendedor inicial, sem ou com pouca experiência, conta com poucos recursos para investir, mais quer a segurança de uma marca conhecida e o apoio de suporte que ela oferece.

Não esqueça antes da aquisição da franquia, analisar se possui o perfil compatível com os objetivos e modo de trabalho da empresa. Como exemplos podemos citar, se concorda com as condições da franquia, com a sua experiência no mercado, suporte oferecido, satisfação de outros franqueados, etc.

FranquiasMarketingMicrofranquiasPublicidade e Propaganda
Partilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Pinterest
  • Enviar por Email

Recomendado para você

Economia Mercado de Trabalho
Franquias apresentam aumento de faturamento no segundo trimestre
04/09/2024 por Redação
Negócios
As 10 melhores franquias para investir em 2019
12/06/2019 por Redação
Negócios
5 Franquias por até R$20 mil para investir em 2019
28/05/2019 por Rômulo Dedecek

Deixe um comentário - Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

Categorias
  • Agronegócio
  • Auxílio Brasil
  • Auxílio emergencial
  • Bolsa Família
  • Bolsas de Estudo
  • Brasil
  • Carreira
  • Carros
  • Ciência
  • Cinema
  • Covid-19
  • Cultura e Arte
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Finanças
  • Games
  • Internacional
  • Loteria
  • Mega-Sena
  • Melhores Investimentos
  • Mercado
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado Imobiliário
  • Mundo
  • Negócios
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Viagens
Últimas Notícias
Economia Tecnologia
Governo Brasileiro zera imposto de estações de mineração de criptomoedas.
22 maio, 2025
Economia Tecnologia
Méliuz amplia investimento em bitcoin com nova captação
21 maio, 2025
Economia Tecnologia
Coinbase entra para o índice S&P 500
14 maio, 2025
Categorias
  • Agronegócio
  • Auxílio Brasil
  • Auxílio emergencial
  • Bolsa Família
  • Bolsas de Estudo
  • Brasil
  • Carreira
  • Carros
  • Ciência
  • Cinema
  • Covid-19
  • Cultura e Arte
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Finanças
  • Games
  • Internacional
  • Loteria
  • Mega-Sena
  • Melhores Investimentos
  • Mercado
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado Imobiliário
  • Mundo
  • Negócios
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Viagens
Sobre

O seu mais recente portal com notícias e artigos sobre negócios, economia, política, mercado financeiro, tecnologia e muito mais.

Do Brasil e do Mundo, num só clique!

Fale connosco

Faça perguntas. Partilhe novidades e sugestões.
Nós adoraríamos ouvir sobre isso.
Email: info@giroeconomico.com

Copyright © 2019 giroeconomico. Todos os direitos reservados.