Perdas nas vagas de trabalho em 2020
Paulo Guedes prevê perdas nas vagas de trabalho em 2020
A situação vivida pelo povo brasileiro em relação à emprego é bastante complicada, pois o número de desempregados é muito alto. Para piorar a situação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê perdas nas vagas de trabalho em 2020. De acordo com Guedes, mesmo com a retomada gradual da oferta por empregos, o país deve perder cerca de 300 mil vagas formais de trabalho neste ano.
A fala do ministro ocorreu durante o seminário virtual Visão do Saneamento – Brasil e Rio de Janeiro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
“Nós vamos possivelmente chegar ao final deste ano perdendo 300 mil empregos, que dizer, 20% do que perdemos nos anos de 2015 e 2016. No ano que enfrentamos a maior crise da nossa história, uma pandemia global, vamos perder entre um quinto e um terço dos empregos perdidos na recessão anterior”.
O ministro ainda lembrou que durante o recesso econômico de 2015 e 2016 houve uma perda anual na média de 1,3 milhão de postos de emprego no Brasil. Guedes também que os últimos meses foram de crescimento nas vagas de empregos, mas prevê perdas nas vagas de trabalho em 2020. O ministro acredita que a aceleração irá diminuir com a proximidade do final do ano.
“O Brasil criou 500 mil empregos em julho, 250 mil em agosto e 313 mil em setembro. Está para sair a qualquer momento [os dados de] outubro. Eu nem acredito que vá continuar nesse ritmo tão acelerado. É natural que dê uma desacelerada”.