Pequenas empresas geraram 70% dos empregos em agosto
As micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar 70% dos empregos do mês de agosto.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou um levantamento mostrando que as micro e pequenas empresas geraram 70% dos empregos no Brasil no mês de agosto. A pesquisa foi baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De todos os 278,6 mil contratados em agosto, 199,6 mil vagas de trabalho foram por parte das micro e pequenas empresas. De acordo com o presidente da Sebrae, Carlos Melles, enaltece o fato de que este é o oitavo mês consecutivo que as pequenas empresas apresentaram um saldo positivo.
“São o segmento com melhores condições para responder ao desafio da criação de empregos no país. Agosto foi o oitavo mês consecutivo que os pequenos negócios apresentaram saldo positivo.”
Além disso, Melles ressaltou que a média mensal de empregos gerados pelos pequenos negócios desde o início do ano, passou a marca de 160 mil. Levando em consideração ao acumulado do ano, foram gerados 1,8 milhão de empregos, com as micro e pequenas empresas sendo responsáveis por 1,3 milhão (71,7%). As médias e grandes empresas foram responsáveis por criar 400 mil empregos, o que corresponde a 21,5% do montante.
O setor de serviços de micro e pequenas empresas foi o que mais contratou, sendo mais de 96,2 mil novas vagas de trabalho, representando 35%. Já os setores de comércio e construção civil ficam em segundo e terceiro lugar respectivamente, na criação de novos empregos.