Queda na venda de veículos
Junho apresentou queda na venda de veículos.
O país ainda vem sentindo os efeitos da pandemia do Covid-19 e é lógico que as oscilações de mercado irão acontecer. Prova disso, é que houve queda na venda de veículos no mês de junho se comparado com o mês de maio. No mês que passou, 182,5 mil veículos foram licenciados, enquanto isso, em maio, houve o registro de 188,7 mil, ou seja, uma queda de 3,3%.
No entanto, como já dito, é normal que o mercado ainda oscile por conta dos efeitos da pandemia. Apesar do mês de junho ter apresentado queda na venda de veículos, o saldo de 2021 é bastante positivo. O primeiro semestre apresentou um crescimento de 32,8%, ao totalizar 1.074,2 veículos licenciados. Já em comparação com junho de 2020, houve um aumento de 37,4% nas vendas. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com o Luis Carlos Moraes, presidente da Anfavea, a queda na venda de veículos no mês de junho se deu por conta da baixa oferta de semicondutores na indústria, problema este que vem afetando as indústrias do mundo inteiro. Segundo Moraes, a falta de semicondutores pode tenha impedido a produção de algo entre 100 mil e 120 mil novos veículos nos seis primeiros meses de 2021.
A queda na produção e venda de veículos também acabou afetando os postos de trabalho. Conforme divulgado pela Anfavea, houve queda de 1,3% nos números de emprego no setor automobilístico. No mês de maio, haviam 104,082 postos de trabalho no setor, enquanto isso, em junho, houve redução para 102.732. Se comparado com o mesmo período de 2020, a queda é ainda maior, alcançando 2,6%.