Arábia Saudita pode gerar energia eólica dentro de três anos
A Arábia Saudita busca desenvolver novos segmentos para reduzir a dependência da economia do petróleo
Atualmente a maior exportadora de petróleo do mundo, a Arábia Saudita está se preparando para gerar energia eólica dentro de três anos. O objetivo do projeto é aproveitar a energia renovável e reduzir a demanda local com por combustíveis fosseis.
Segundo comunicado da Masdar, as unidades de energia renovável da Électricité de France e Mudabala Investiment, de Abu Dhabi , finalizaram acordo com bancos sauditas e internacionais para financiar o projeto, porém a Masdar não identificou os credores.
O projeto será a maior usina produzindo energia eólica do oriente médio quando entrar quando estiver funcionado, disse a Masdar. A EdF Renewables e a Masdar adquiriram um contrato em janeiro para a Usina Dumat Al Jandal, a qual possui 400 megawatts. A usina tem previsão de começar a funcionar no primeiro semestre de 2022.
O país tem o desejo de usar mais gás natural e energia renovável para diminuir o volume de cerca de 600 mil barris de petróleo consumidos diariamente para gerar energia. Por este fato a Arábia Saudita está investindo em novos segmentos, assim reduzindo a dependência da economia do petróleo.
Sessenta empresas passaram pela qualificação do ministério da energia, e participarão da licitação de 12 projetos de energia renovável que o governo pretende oferecer nesse este ano, com a meta de adicionar 3 mil megawatts de capacidade.