Produção de motocicletas em alta
Primeiro trimestre registrou alta na produção de motocicletas.
Aos poucos, a economia vem tentando voltar ao normal, afinal pandemia de Covid-19 parece se aproximar do fim. Dentre os setores que vem apresentando números positivos está o das motocicletas. No primeiro trimestre de 2022, a produção apresentou alta de 37% se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa que foram produzidas 327,1 mil unidades no Polo Industrial de Manaus, número bem maior que as unidades produzidas no primeiro trimestre de 2021.
Conforme divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o setor vem se recuperando das perdas geradas pela pandemia. No mês de março, por exemplo, foram fabricadas 136,5 mil unidades, ou seja, 8,4% a mais do que o que foi produzido no mesmo período do ano passado, o que confirma a alta na produção de motocicletas.
Mesmo com a recuperação do setor, o presidente da Abracilo, Marcos Fermanian, mantém os pés no chão quanto ao momento vivendo, além disso, afirma que a produção ainda está longe do nível ideal. Segundo Fermanian, o setor ainda busca a produção de 2 milhões de unidades por ano, assim como foi em 2011.
“Conseguimos recuperar um pouco do que nós perdemos nos meses anteriores. Por outro lado, ainda estamos muito distantes do nosso período alvo. A perspectiva é que gradualmente a gente continue avançando e chegue no patamar de 2 milhões novamente, assim como em 2011”, disse Marcos Fermanian.
Entre os dados divulgados pela Abraciclo, estão os de vendas de motos novas e os de exportação. Em relação às vendas, houve um crescimento de 33,7% no primeiro semestre, enquanto isso, a exportação apresentou uma retração de 19,6% nos primeiros três meses de 2022.