Petrobras anuncia mudança em sua política de dividendos
Com mudança em sua política de dividendos, Petrobras passará a pagar menos aos acionistas.
A Petrobras emitiu um comunicado que não deve ter agradado acionistas e investidores. A estatal brasileira anunciou que haverá uma mudança em sua política de dividendos (lucro divido os acionistas), reduzindo de 60% para 45% o fluxo de caixa livre a ser repartido com os donos de suas ações. De acordo com a empresa, a medida visa a sua sustentabilidade financeira e uma divisão justa aos acionistas.
“As regras da remuneração aos acionistas foram aperfeiçoadas para manter o objetivo de promover a previsibilidade do fluxo de pagamentos de proventos aos acionistas, ao mesmo tempo em que garante a perenidade e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos”, disse a Petrobras.
A Petrobras também afirmou que a medida adotada está alinhada às principais petroleiras do mundo. Segundo a estatal, serão garantidos US$ 4 bilhões como remuneração mínima aos acionistas por ano nos exercícios em que o preço médio do barril de petróleo tipo Brent for superior a US$ 40 por barril. Outro ponto destacado pela empresa petrolífera é que a distribuição dos 45% do fluxo de caixa livre só irá ocorrer quando a dívida bruta da empresa for igual ou inferior ao nível máximo estipulado no Plano Estratégico 2024–2028.