Venda de automóveis tem alta em 2023

Fenabrave confirmou que venda de automóveis registraram alta nos oito primeiros meses de 2023.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta semana o balanço de vendas de veículos novos referente aos oito primeiros meses de 2023. Conforme os números apresentados, o número de venda de automóveis apresentou uma alta de 9,22% se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa dizer que foram emplacados 1,063 milhão de unidades de janeiro a agosto deste ano contra 973 mil unidades do mesmo período em 2022.
“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, disse Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
Porém, os números não foram positivos apenas no aumento das vendas de automóveis em 2023. De acordo com a Fenabrave, o número de motocicletas vendidas entre os meses de janeiro e agosto deste ano também registrou alta. Ao todo, 1,045 milhão de unidades de motocicletas foram emplacadas nos oito primeiros meses do ano, o que representa uma alta de 21,17% se comparado com o mesmo período do ano que passou.
Por outro lado, se a venda de automóveis e motocicletas estão em alta em 2023, não se pode dizer o mesmo do segmento de caminhões. Nos oito primeiros meses do ano, foram emplacadas 67,4 mil unidades de caminhões, 16,66% a menos que no último ano. Já se compararmos apenas o mês de agosto de 2023 com o de 2022 a queda nas vendas e emplacamentos chega a 27%.