Petrobras não é mais dona da Refinaria Landulpho Alves
Após aprovação do seu Conselho de Administração, Petrobras não é mais dona da Refinaria Landulpho Alves.
O final de março reservou uma notícia importante vindo de uma das maiores estatais do país. Isto é dito, pois a Petrobras não é mais dona da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, além dos seus ativos logísticos associados. O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda da refinaria na última quarta-feira (24) e o valor da transação foi de US$ 1,65 bilhão (cerca de R$ 9,1 bilhões). Adquirida pela Mubadala Capital, esta foi a primeira das oito que estão em processo de venda a ter o contrato assinado.
“Hoje é um dia muito feliz para a Petrobras e o Brasil. É o começo do fim de um monopólio numa economia ainda com monopólios em várias atividades. O desinvestimento da Refinaria Landulpho Alves contribui para a melhoria da alocação de capital, redução do ainda elevado endividamento e para iniciar um processo de redução de riscos de intervenções políticas na precificação de combustíveis, que tantos prejuízos causaram para a Petrobras e para a própria economia brasileira”, disse Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras.
Como dito acima, a Petrobras não é mais dona da Refinaria Landulpho Alves, sendo que este tipo de negociação acaba gerando uma preocupação em relação ao desemprego, afinal a refinaria foi passada à iniciativa privada. Porém, Roberto Castello Branco garante que isso não afetará o quadro de funcionários. De acordo com o presidente da estatal, os empregados que não quiserem deixar a empresa poderão optar por transferência para outras áreas. Contudo, também há a possibilidade de participarem de um plano de desligamento voluntário, onde receberão alguns benefícios.