Grande aumento no preço do gás natural
Petrobras anunciou grande aumento no preço do gás natural.
A partir do dia 1º de maio as distribuidoras irão começar a pagar mais caro por um dos principais combustíveis existentes. Isto é dito, pois a Petrobras anunciou um grande aumento no preço do gás natural, que segundo ela é resultado da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.
Isso significa que o preço para as distribuidoras estará 39% mais caro em reais por metros cúbicos (R$/m³), sendo que a comparação leva em conta o trimestre anterior. De acordo com a estatal, a atualização dos preços é trimestral e irá valer para os meses de maio, junho e julho. A base para o cálculo dos valores também leva em conta os números apresentados no primeiro trimestre sobre o preço do petróleo.
“Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, diz a nota da empresa ao se referir ao grande aumento no preço do gás natural.
Cabe destacar que este não será o valor que chegará ao consumidor, pois para chegar até o último ponto da cadeia de consumo há a incidência de impostos federais, estaduais e municipais. No caso do GNV (gás natural veicular), serão as revendedoras que irão determinar os preços, sendo que para o consumidor o aumento poderá ser bem maior que 39%.