Fernando Haddad diz que Brasil está pronto para reduzir a taxa básica de juros
Em discurso em evento internacional, ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Brasil está pronto para reduzir a taxa básica de juros.
A taxa básica de juros, a Selic, está estimada em 13,75% ao ano, um valor considerado alto. Em discurso realizado em evento internacional, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil já está pronto para a redução da sua taxa básica de juros. O ministro também voltou a criticar o Banco Central por conta da manutenção dos juros altos.
“Nós achamos que tem espaço para começar um ciclo de queda nos juros, mas, enfim, tem uma equipe técnica ali no Comitê de Política Monetária do Banco Central que está formada, e que nós procuramos respeitar. Sempre que ouço uma autoridade monetária falar que quando você está combatendo uma infecção, você tem que tomar toda a cartela do antibiótico, eu sempre lembro que também há a observação de que você não pode tomar duas cartelas do antibiótico. Você tem que tomar a medida certa para que a economia consiga, a um só tempo, se reajustar”, disse o ministro.
Em meio à polêmica do valor da taxa Selic, Fernando Haddad afirmou que não é o momento para existir guerra política no país. Segundo o ministro, está na hora do Ministério da Fazenda e do Banco Central trabalharem em harmonia visando o desenvolvimento do país.
Para Haddad, o Brasil tem condições reais de sair na frente de outros países no próximo ciclo de expansão da economia mundial, bastando todas as frentes trabalharem juntas.