Decretada a falência da Avianca Brasil
Inúmeros problemas financeiros fizeram com fosse decretada a falência da Avianca Brasil
Numa decisão proferida por Tiago Henriques Papaterra Limongi, juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, ficou decretada a falência da Avianca Brasil. Assim, os graves problemas financeiros que vinha enfrentando foram cruciais para chegar a este ponto. Entretanto, isso não chega a ser uma surpresa, afinal desde maio de 2019 suas atividades foram suspensas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
As dívidas da subsidiária brasileira da Avianca chegaram a quase R$ 3 bilhões, portanto, ficou praticamente impossível manter as portas abertas. Contudo, é importante ressaltar que um pedido de recuperação judicial foi realizado, mas a empresa não conseguiu cumprir os acordos. Desta forma, na última semana um pedido de falência por conta da própria empresa havia sido formalizado.
Após ser decretada a falência da Avianca Brasil, ficou determinado que a empresa entregue no prazo de 60 dias a relação de seus ativos. Em outras palavras, isso significa dizer que deve apresentar bens que possam ser passíveis para o pagamento das dívidas com seus credores. A Avianca Brasil chegou a ocupar o quarto posto de empresas aéreas no Brasil, ou seja, era a quarta maior companhia em operação no país. Além disso, buscava operar de maneira diferente, sempre focando em tarifas de baixo custo.