Vítimas das enchentes no RS receberão auxílio emergencial
Os valores a serem repassados às vítimas das enchentes vem de doações de outros estados e de fora do país.
Nesta segunda-feira (13), o governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite, anunciou que as vítimas das recentes tragédias climáticas no estado receberão um auxílio emergencial no valor de R$ 2 mil. Mais de 45 mil famílias que foram afetadas pelos desastres serão beneficiadas por essa medida.
Os recursos para o auxílio vêm de doações e serão transferidos diretamente para as famílias atingidas por meio do Pix. Eduardo Leite enfatizou que “os recursos irão diretamente para as mãos das pessoas, para estimulá-las a reconstruir suas vidas.”
Além disso, o governador destacou que as famílias afetadas que estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) também poderão solicitar o auxílio.
Para ser elegível ao benefício, a família não pode ter renda superior a três salários-mínimos e não pode ser beneficiária do programa Volta Por Cima, destinado a famílias em situação de pobreza extrema.
Eduardo Leite ressaltou que a prioridade do auxílio será para as pessoas mais impactadas pelas enchentes, e os valores serão disponibilizados por meio de um cartão da Caixa Econômica Federal em nome do responsável, possibilitando o saque nas agências bancárias.
“Claro que R$ 2 mil reais não resolve tudo, mas é uma ajuda importante para muita gente que perdeu tudo. E haverá outros programas feitos em parceria com o governo federal e com as prefeituras para podermos atender pessoas com renda familiar até 3 salários-mínimos” completou Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul.