Google proíbe anúncios políticos nas eleições

As eleições que ocorrem em outubro deste ano não poderão contar com os anúncios no Google.
Em outubro deste ano, durante as eleições municipais, o Google anunciou oficialmente a proibição de anúncios políticos em sua plataforma. Essa medida foi motivada pela resolução aprovada pelo TSE no início do ano, que restringe o uso da inteligência artificial (IA) devido à disseminação de fake news e outras informações enganosas.
A proibição dos anúncios políticos pelo Google entra em vigor a partir de maio, coincidindo com a implementação das resoluções do TSE. A maior rede de pesquisas online do mundo enfatizou o compromisso com a integridade do processo eleitoral.
O TSE, por sua vez, reforça a proibição rigorosa da circulação de informações falsas ou distorcidas. Portanto, todas as plataformas são obrigadas a remover conteúdos que violem os princípios democráticos, incluindo discursos de ódio, incitação à violência e qualquer forma de preconceito.
Além disso, a justiça eleitoral proibiu manipulações de imagem ou voz de candidatos, visando prejudicar ou beneficiar determinado candidato. No entanto, a aprovação de softwares de conversação e avatares simulando pessoas para comunicação foi permitida.
Confira a nota oficial do Google:
“Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”.