Inteligência artificial poderá afetar 40% dos empregos no mundo
Dados divulgados pelo FMI dizem que 40% dos empregos do mundo serão afetados pela inteligência artificial.
Que o uso da inteligência artificial (IA) está cada vez mais recorrente não é nenhuma novidade. Com o avanço do seu desenvolvimento, cerca de 40% dos empregos do mundo serão afetados pela IA, ao menos é o que diz a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
“No mundo, 40% dos empregos do mundo serão afetados. E mais, será o caso de quanto mais qualificado for o emprego. Portanto, para as economias avançadas e alguns países emergentes, 60% dos empregos serão afetados”, disse a diretora-geral do FMI.
Se por um lado o número de empregos afetados pela inteligência artificial pode chegar a 40%, por outro os rendimentos podem aumentar com o uso dessa tecnologia. De qualquer forma, os dados divulgados pelo FMI alertam que que a IA poderá aumentar a desigualdade social, principalmente em relação à classe média. No entanto, os mais afortunados devem se valer da IA para aumentar seus rendimentos.
Ainda segundo o relatório, países como Singapura, Estados Unidos e Canadá são os países mais preparados para recepcionar e se integrar com o avanço da inteligência artificial. Por outro lado, o FMI fez um alerta que países de menor capacidade econômica precisarão se adequar para não sofrerem com problemas num futuro próximo.