Produção de veículos apresenta crescimento
No primeiro trimestre do ano, a produção de veículos apresentou crescimento de 8%.
Nesta segunda-feira (10), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou um levantamento o qual aponta crescimento de 8% na produção de veículos. Esse levantamento é do primeiro trimestre do ano e foi comparado com o mesmo período de 2022.
É bem verdade que houve alta neste ano se comparado ao ano passado, no entanto, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, lembrou que em 2022 foi o pior resultado apresentado pela indústria desde 2004.
“Nós estamos repetindo em 2023 o pior trimestre desde 2004” disse o presidente associação, comparado 2022 e o ano atual.
Márcio ainda relembrou que ocorreram 8 paralisações das fábricas de veículos e duas montadoras diminuíram as produções no período analisado. De acordo com ele, o principal motivo pelo qual a produção está bem abaixo da média, são os juros elevados.
Em comparação com os primeiros três meses do ano passado, foram emplacados 471,8 mil veículos. Além disso, houve crescimento de 3,9% nas exportações, registrando 112,2 mil vendas de veículos para exterior nos primeiros três meses deste ano.