Petrobras anuncia redução no preço do querosene de aviação
Conhecido como QAV, o querosene de aviação terá seu preço reduzido pela Petrobras.
O ano de 2023 começou com uma boa notícia em relação ao preço do querosene de aviação. De acordo com a Petrobras, o QAV passou a ser comercializado a partir do dia 1º de janeiro com uma redução de 11,5% em seu preço para as distribuidoras, sendo que com a última redução o preço do referido combustível acumula uma queda de 22,5% nos últimos seis meses.
Diferentemente do que ocorre com a gasolina, com o diesel e com o gás de cozinha (GLP), o querosene de aviação sofre reajuste mensal e seu valor é definido por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras. Ainda assim, a Petrobras mantém a premissa que busca o equilíbrio com o mercado internacional e as variações da taxa de câmbio.
“Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, diz o comunicado da Petrobras.
De acordo com a Petrobras, seu papel na comercialização do QAV é restrito a repassar o combustível produzido em suas refinarias ou importado para as distribuidoras. Por sua vez, cabe às distribuidoras transportarem e repassarem o querosene de aviação às empresas de aviação, aeroportos e, até mesmo, outros distribuidores de combustíveis.