Pequenos negócios são os que mais geram empregos
De acordo com o Sebrae, os pequenos negócios geraram 8 a cada 10 empregos gerados no país em outubro.
Quando se fala em geração de emprego muitas pessoas acreditam que grandes empresas são as responsáveis por gerar ofertas de trabalho, no entanto, não foi isso que se viu ao longo do mês de outubro, já que os pequenos neg´ócios foram os que mais geraram empregos. De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), 8 a cada 10 dez postos de empregos gerados no país surgiram dos pequenos negócios.
“Pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, diz a nota emitida pelo Sebrae.
Ao todo, foram geradas 159.454 vagas de trabalho durante o mês de outubro, sendo que os pequenos negócios foram responsáveis por 125.114 das contratações (78,5%). Durante o ano de 2022, foram criados 2,3 milhões de empregos direto e o que mais chama a atenção são os números inexpressivos das contratações por parte das grandes empresas. Enquanto as micros e pequenas empresas geraram 1,661 milhão (71,6%) postos de empregos, os grandes empresários realizaram apenas 513 mil contratações, ou seja, apenas 22% dos empregos gerados no país.
De acordo com o levantamento realizado, ficou constatado que as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos os setores da economia analisados pelo Sebrae, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo na construção civil e na extrativa mineral.
Em relação à 2023, os dados podem ser ainda mais preocupantes quanto às grandes empresas. Um número significativo de empresários de grande porte não digeriu o resultado das últimas eleições presidenciais ocorrida no mês de outubro, tanto que afirmaram que irão realizar cortes e demissões em virtude da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.