Confirma o ranking de reclamações dos consumidores
Idec divulga o ranking de reclamações dos consumidores.
O dia 15 de março é considerado o dia do consumidor e no Brasil essa é uma data importante. Nela, empresas e comércios costumam fornecer grandes descontos, sendo sempre uma boa oportunidade para economizar dinheiro. No Brasil, o consumidor também tem uma ampla proteção, incluindo a existência de órgãos para a sua defesa e legislação própria. Porém, isso não acaba com a falha na prestação dos serviços, o que gera inúmeras reclamações por partes dos consumidores.
Em virtude desta situação, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou uma pesquisa e divulgou o ranking com as reclamações dos consumidores referente à 2021. Na ponta da lista, aparecem as reclamações contra os planos de saúde, que vem seguido de perto pelas reclamações de serviços financeiros. Além desses, reclamações em relação aos demais serviços (11,9%), problemas com produtos (8,7%) e telecomunicações (8%) também tiveram números significativos.
Em relação aos planos de saúde, das reclamações que o colocaram no topo do ranking 27,4% estavam relacionadas com os reajustes abusivos. Já as negativas de cobertura por parte dos planos de saúde também tiveram um índice elevado de reclamações, totalizando 16,2%. Em relação aos serviços financeiros, cobranças indevidas (21%), falhas de informação (15,8%) e renegociação de dívidas (13%) ocuparam as primeiras posições de reclamação dos consumidores.
Por fim, fechando o ranking de reclamações, se encontra os demais serviços. Dentro do item mencionado, as principais reclamações estavam ligadas à problemas de contratos (17%), vício de qualidade no serviço prestado (14,5%) e cobrança indevida (13%).