Aneel prorroga a proibição no corte de energia
Aneel prorroga a proibição no corte de energia para inadimplentes de baixa renda.
A pandemia afetou o mundo de várias as maneiras, seja com a quantidade de mortos e infectados, como na parte econômica. Quem sofreu ainda mais com este último foram as famílias de baixa renda, pois passaram a enfrentar ainda mais dificuldades. Em meio a esta situação, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu prorrogar a proibição no corte de energia elétrica para os consumidores de baixa renda até o mês de setembro.
O fato da Aneel prorrogar a proibição no corte de energia irá beneficiar inúmeras famílias, pois a pandemia segue existindo e afetando a população. A informação da prorrogação foi dada por André Pepitone, diretor-geral da agência, em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados que estava tratando da crise hídrica no país.
“Essas ações vêm permitindo resguardar o consumidor de energia elétrica mais carente, sem que haja o comprometimento econômico e financeiro das concessionárias dos serviços de distribuição”, afirmou o diretor-geral da Aneel.
No mês de março, a Aneel já havia prorrogado a proibição no corte de energia para os consumidores de baixa renda, mas o prazo era até o final de junho. Com a nova prorrogação, mais de 12 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, ou seja, famílias cuja a renda per capta é igual ou inferior a meio salário mínimo, serão beneficiadas.
É importante destacar que famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, com renda de até três salários mínimos, assim como famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), serão beneficiadas com a medida adotada pela Aneel.