Vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades
O mês de aplicação da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades já foi confirmado pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades começa a ser aplicada já neste próximo mês, em maio. Este termo é usado para as pessoas que possuem uma má condição de saúde, como doenças graves, que acaba facilitando para uma possível infecção pelo vírus e com chances ainda maiores de uma evolução para caso grave da doença.
De acordo com as informações do ministério, cerca de 17,7 milhões de pessoas se enquadram neste grupo. Após os idosos, profissionais da saúde, indígenas e idosos de casas de repouso, as pessoas com comorbidades são o próximo grupo. Parte dos profissionais das forças de segurança também foram inclusas neste último grupo citado.
O Ministério da Saúde informou as autoridades locais de saúde, que entre as pessoas com comorbidades, seja usado o critério de idade em grupos com intervalos de cinco anos.
Dessa fora, primeiro devem ser vacinadas as pessoas de 55 a 59 anos de idade. Logo após, com 50 e 54 anos e assim por diante, até chegar à idade mínima, que é de 18 anos.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, listou as pessoas com as condições que se encaixam no grupo de comorbidades.
Confira abaixo:
– Qualquer tipo de diabetes
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertesão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca
– Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Dispositivos cardíacos implantados
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Síndrome de down
– Cirrose hepática
Como visto, a vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades começa a ser aplicada a partir do mês de maio.