primeira vacina brasileira desenvolvida pelo Butantan
Com previsão de iniciar os testes em humanos no mês de abril, primeira vacina brasileira é desenvolvida pelo Butantan, na luta contra o Covid-19.
Nesta sexta-feira (26), foi anunciada a primeira vacina brasileira desenvolvida pelo Butantan, em combate contra o coronavírus. A estimativa é de que a fase 1 e 2 dos testes em humanos seja iniciada já neste mês de abril. No entanto, para isso, o instituto aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina será desenvolvida e produzida no Instituto Butantan, sem que haja a importação de Insumo Farmacêutico (IFA). De acordo com informações sobre os testes pré-clínicos que foram feitos em animais, apresentaram resultados muito “promissores”, com evolução que pode partir para os estudos clínicos em humanos.
Chamada de ButanVac, a vacina já possui uma produção-piloto do composto e já foi finalizada para que seja aplicada em voluntários humanos nos testes. Com isso, os resultados da pesquisa definirão a capacidade de imunização da vacina, além da segurança.
“Este é um anúncio histórico para o Brasil e para o mundo. A ButanVac é a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que é um orgulho do Brasil. São 120 anos de existência, o maior produtor de vacinas do Hemisfério Sul, do Brasil e da América Latina e agora se colocando internacionalmente como um produtor de vacina contra a covid-19”, disse João Dória, governador de São Paulo.
Como visto, primeira vacina brasileira é desenvolvida pelo Butantan e agora aguarda aprovação da Anvisa para dar seguimento nos testes em humanos.