As manchas de óleo agora podem chegar no Espírito Santo
Por isso, 30 fuzileiros navais foram deslocados pela Marinha para a Conceição da Barra e São Mateus, para caso o óleo chegue ao estado
A Marinha com o objetivo de identificar possíveis manchas de óleo na Costa do Espírito Santo, em caráter preventivo enviou 30 fuzileiros navais para Conceição da Barra e São Mateus, para que seja facilitada a atuação caso esse óleo chegue ao estado.
Além disso, uma equipe de profissionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Secretaria da Agricultura do Estado, juntamente com o apoio da Marinha coletou amostras de água, faunas e etc… As coletas ocorreram em dois municípios sergipanos, na praia do Viral e no Rio Vaza-Barris. Essas analises químicas irão servir como determinação do grau de contaminação pelo óleo nas amostras.
Abaixo, veja as praias nas quais estão com equipes de limpeza em andamento:
Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas. Cumbuco e Barra do Cauípe, no Ceará, além de Coroa do Meio, em Sergipe e Cairu, na Bahia.
Segundo o Ibama, até o momento foram contabilizadas em torno de 4,3 mil toneladas de resíduos de óleo retirados das praias do nordeste. Além disso, o órgão também informou que a contagem do material não inclui apenas o óleo, mas areia, equipamentos utilizados na coleta, lonas e etc… Esse descarte está sendo feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados.