TCU determina que o Ministério da Justiça avance em combate as drogas
Essa determinação para o Ministério da Justiça de Sérgio Moro, é para que apresente suas estratégias de um crescimento no combate contra as drogas em no máximo dois meses
O Tribunal de Contas da União (TCU), fez diversas análises ás políticas públicas no Brasil contra as drogas entre os anos de 2010 a 2018 e chegou a conclusão de que há muitas falhas nesse sistema. Segundo o TCU, diversas coisas não são observadas e a prevenção contra as drogas no Brasil é muito frágil. Isso porque, diversas promessas federais não são cumpridas.
Além disso, o TCU determinou que o Ministério da Justiça apresente suas estratégias para que haja um crescimento no combate contra as drogas em no máximo dois meses. Somado a isso, o Ministro Aroldo Cedraz, informou que a política pública sobre as drogas no país ter alguns amparos, teve um grande tempo em que diversas normas não foram corretamente observadas.
Sem falar que, o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, não teve a continuação e sem ser legal. Além disso, não existe outro plano em vigência, após esse. No entanto, havia sido criado já um Centro Integrado de Combate ao Crime Organizado, porém não se concretizou.
Entretanto, o TCU já determinou que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública implemente o seu Plano Nacional de Políticas sobre as Drogas em dois meses. Além disso, também decretou que outros órgãos avancem e incrementem seus processos de trabalho para monitorar e avaliar a política pública sobre as drogas no Brasil.