Cientistas encontram fósseis do maior predador que viveu na Europa
Podendo chegar a 15 metros de altura e tendo a cabeça semelhante à de crocodilos atuais, cientistas encontraram fósseis do maior predador que viveu na Europa.
Nesta quinta-feira (10), cientistas encontraram fósseis do maior predador que já existiu na Europa, o Espinossauro, que pode chegar até 15 metros de altura e sua cabeça se assemelha a de um crocodilo atual. Os fósseis foram encontrados por paleontólogos britânicos na Ilha de Wright, no sul da Inglaterra.
Os Espinossauros viveram há cerca de 125 milhões de anos, durante o período Cretáceo. De acordo com estimativas dos paleontólogos, esses animais tinham mais de 10 metros de altura e podiam chegar em até 15 metros.
Os fósseis encontrados do maior predador que já existiu na Europa é primo do dinossauro mais famoso do mundo, o Tyrannosaurus Rex. Ainda que os fósseis encontrados do Espinossauro não estejam completos, não há dúvidas de que é o maior carnívoro que habitou o solo europeu.
Os fósseis encontrados do Espionassauro foram vértebras, ossos das costas, quadril e costas, além de algumas partes dos membros inferiores e superiores. Ainda que não seja o nome registrado e específico, os cientistas o apelidaram de Espinossauídeo da Pedra Branca.O nome foi dado muito por conta do local onde foi encontrado e os paleontólogos entendem que ele não faz parte de nenhuma outra espécie que já foi identificada.
“O tamanho do espécime é impressionante. É um dos maiores – e, possivelmente, o maior – predador conhecido a caçar na Europa”, disse Chris Barker, o paleontólogo chefe do estudo que encontrou os fósseis.
Clicando aqui você encontra o artigo científico que conta os detalhes dos fósseis encontrados. Como o artigo é em inglês, ´precisa ser traduzido.
Os Espinossauros optavam por habitar áreas com lagos, que também contava com herbívoros voadores chamados de pterossauros. No período Cretáceo, o nível do mar era muito maior do que nos tempos atuais e por isso, grande parte da Europa ficava debaixo d’água.