NASA encontra água na Lua

Em estado líquido, NASA encontra água na Lua
Nesta segunda-feira (26), foi anunciada que em estado líquido, NASA encontra água na Lua. Essa descoberta foi na superfície iluminada da Lua.
As moléculas de H²O foram encontradas na cratera chamada de Clavius, que fica localizada no hemisfério sul lunar e é uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra.
Além disso, de acordo com os estudos, já havia sido encontrada a presença de hidrogênio no lugar, porém essa é primeira vez em que água é encontrada na Lua.
A água que foi encontrada na Lua equivale a um pouco mais do que meia garrafinha de água mineral, cerca de 354,9 mililitros. A água está contida em um metro cúbico de solo espalhado na superfície da Lua.
“Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua”, disse o diretor da divisão de Astrofísica da Nasa, Paul Hertz. Que completou: “Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua.”
Estudo antigo
Esse pouco de água encontrada na Lua corrobora um estudo realizado e uma estimativa muito antiga da ciência, o de que a água é um recurso muito raro e escasso na natureza. Somado a isso, de acordo com os dados da NASA, em uma comparação ao Deserto do Saara, a quantidade de água do deserto é 100 vezes maior se comparada a quantidade encontrada na Lua.
“A água é um recurso precioso, tanto para propósitos científicos quanto para os nossos exploradores”, disse Jacob Bleacher, chefe de Exploração Científica da Nasa. “Se pudermos usar o recurso na Lua, podemos levar menor quantidade [de água] e mais equipamento para ajudar em novas descobertas científicas” ressalta.