Incêndios na Amazônia se alastraram
Na parte do Brasil, incêndios na Amazônia se alastraram e já soma 8.373 incêndios só na primeira semana de setembro
Os incêndios na Amazônia se alastraram e apenas nos primeiros sete dias de setembro foram 8.373 novos focos, se espalhando até em áreas intocadas. Estes números são o dobro registrado na mesma época do ano passado. Isso é o que informa a INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Uma das principais preocupações das autoridades é de que 27% dos incêndios mais graves em setembro são em florestas intocadas, ao invés de áreas que já haviam sido desmatadas ou locais onde as chamas conseguem ser mais contidas. Essa análise é realizada pela Amazon Conservation, uma organização sem fins lucrativos.
“É muito mais desse cenário de incêndio descontrolado que está sendo desencadeado”, disse Matt Finer, o líder do projeto de rastreamento de incêndios da Amazon Conservation.
“Não temos ideia para onde vão esses incêndios, quando vão parar. E, à medida que a estação seca se intensifica, só vão piorar.” Afirma.
Os incêndios na Amazônia se alastraram e só nos primeiros sete dias de setembro foram registrados em média 53 grandes focos. Em agosto, eram 18 queimadas por dia, segundo os dados da Amazon Conservation.
Ainda de acordo com os dados, os incêndios atingiram a máxima de 10 anos no mês de agosto. Assim, bateu os números do agosto do ano passado, quando houve protestos no mundo inteiro por conta das queimadas na Amazônia.