O governo deseja reformular o Bolsa Família e incluir um vale-creche
O governo visa também à inclusão de um benefício para jovens de até 21 anos
O governo brasileiro visa a reformulação do programa do Bolsa Família e com isso, incluir no orçamento de 2020, um vale-creche. A inclusão desse vale-creche permitiria aos beneficiários pagar o custo de uma creche.
Além disso, o governo visa também à inclusão de um benefício para jovens de até 21 anos e já busca espaço no Orçamento do ano que vem para aumentar os recursos do Bolsa Família.
A ideia inicial é dividir o Bolsa Família em três partes: Benefício Cidadania, na qual é dado a famílias de baixa renda; Benefício Primeira Infância, para as crianças de até 3 anos; e o benefício a crianças e jovens, de até 21 anos. Essas informações são do jornal O Estado de S. Paulo, que além disso, informou também que pode ser criado um dinheiro extra, que seria um prêmio destinado a crianças que obtivessem sucesso em olimpíadas de conhecimentos, de destaque em esportes ou aprovadas em escolas.
Mas, para isso tudo, terá de achar um espaço no próximo orçamento, e, para isso, o governo deverá cortar incentivos fiscais como o de desoneração de cesta básica e a folha de pagamentos de empresas. Somado a isso, também poderá ser adotado o voucher para as creches por meio do Fundeb, fundo de para educação básica, nas quais os recursos não estão sujeitos ao teto de gasto.